Bem-vindo! Já há algum tempo senti de aprender mais sobre as abelhas, como se manifestam, como constroem o que necessitam, como se organizam. Então, este é um espaço para aprender e compatilhar, através da busca de informações e do desenvolvimento da própria observação. Outros temas: harmonia, natureza, plantas, cura, terapias e outras afinidades.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Ninhos de abelhas brasileiras (indígenas / sem ferrão)


Ninhos de abelhas sem ferrão em praças urbanas




Colônias de abelhas sem ferrão registradas nas praças:
A - Mandaguari amarela; B - Iraí
C - Irapuá; D - Jataí.

...As abelhas sem ferrão constroem seus ninhos em cavidades pré-existentes, como ocos de árvores ou até mesmo cupinzeiros. Utilizam vários tipos de materiais na construção, desde aqueles retirados da natureza como os secretados pelas próprias abelhas.

Algumas espécies têm sido frequentemente registradas em centros urbanos, nesse ambiente as abelhas utilizam cavidades disponibilizadas por construções humanas, assim como algumas árvores de médio a grande porte ali presentes.

Essas abelhas são responsáveis por 40 a 90% da polinização das árvores nativas, variando de acordo com o bioma. No Brasil são conhecidas mais de 400 espécies, algumas já ameaçadas de extinção. O conhecimento sobre as abelhas sem ferrão com ênfase nos locais que elas utilizam para construir seus ninhos é um elemento básico para o desenvolvimento de estratégias para a preservação e manutenção destas espécies...

...Apesar dos ninhos de algumas espécies como Jataí e Iraí serem frequentemente encontrados em construções humanas, a presença de árvores com ocos é um recurso importante para a nidificação das abelhas. O fato de algumas espécies não serem encontradas em ambientes urbanos, está relacionado à falta de locais para a construção de seus ninhos, uma vez que determinadas espécies nidificam exclusivamente em ocos de árvores, limitando a sua ocorrência em ambientes naturais preservados. Em ambiente urbano são poucas árvores que apresentam médio e grande porte, sendo que muitas dessas estão concentradas nas praças das cidades. Esses dados ressaltam a importância da presença de árvores de maior porte para a construção dos ninhos das abelhas sem ferrão.

Os ninhos construídos dentro de ocos possuem uma entrada discreta e são encontrados em locais mais baixos do que quando comparados ao ninho da Irapuá. Essa abelha constrói seu ninho em locais altos tornando difícil o acesso de predadores, apesar de serem facilmente localizados por estarem expostos.

O conhecimento das espécies de plantas para a prática da jardinagem nas cidades é importante para aumentar a oferta de cavidades e ainda a disponibilidade de flores para as abelhas nessas áreas...

Fonte : site www.apacame.org.br, parte do artigo da revista Mensagem Doce nº104 de Nov/2009, de Lívia Cabral de Castro e Fábio Prezoto, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Comportamento e Biologia Animal, Laboratório de Ecologia Comportamental, Universidade Federal de Juiz de Fora

8 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, é sempre bom falarmos das abelhas, principalmente as nativas, tão pouco conhecidas!!!

    att,

    Kalhil P França
    Meliponário do Sertão
    www.meliponariodosertao.blogspot.com
    Mossoró-RN

    ResponderExcluir
  2. Kalhil,

    Agradeço a visita! Acessei o blog Meliponário do Sertão e fiquei feliz com a divulgação de tantas informações sobre as abelhas brasileiras, que bonito seu trabalho!

    Cibele

    ResponderExcluir
  3. Olá cibele,
    eu estava pesquisando na internet,sobre um dos meus assuntos favoritos(abelhas nativas),quando encontrei seu blog;e fiquei muito feliz,pois,as abelhas nativas precisam de mais divulgação.

    A maioria das pessoas,não sabem nem, que existem abelhas sem ferrão...

    Eu tenho um blog sobre meio-ambiente e abelhas nativas.
    www.urucueabelhasnativas.blogspot.com

    Um abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo,

    Grata pela visita, estou aprendendo bastante sobre as abelhas pesquisando assuntos para postar no Blog. Parabéns também pelo seu blog www.urucueabelhasnativas.blogspot.com, quantas fotos bonitas e também falando sobre as arvores da sua região. Vou lhe indicar um blog para visitar : http://a-natureza-ensina.blogspot.com , onde Ramy Shanaytá traz muitos temas sobre a natureza de uma forma muito bonita e essencial.

    Um abraço!

    Cibele

    ResponderExcluir
  5. Ndereikó porã Ybyyêry!!!
    Porã eté, nembo´é katu.
    Xe apyxaka eiru mbo´é porã,anheendu nde nheebo´e Yráxemá.

    ResponderExcluir
  6. Que vossa vida seja repleta de beleza Ybyyêry!!!
    Sou grato pelos belos ensinamentos trazido por você nesse blog.
    Eu observo a beleza dos ensinamentos das abelhas anciãs e me recordo do murmurio d´agua.
    Tereó arandúrapé,xerendy katu!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, pelo blog. Sou apaixonado por esses pequenos seres.. Pena que poucas pessoas saibam a grande importância que elas têm na Natureza.. Estou montando um blog bem parecido com o seu, mas minha parte é mais voltada para área de entomologia, especificamente em controle Biológico.. Mas espero que continue assim.. Gostei muito do seu Trabalho.

    ResponderExcluir
  8. eu vi em uma casa, na cx. do telhado um ninho enorme arredondado, de cor cinza, que tipo de abelha é?

    ResponderExcluir